21.12.10

STOLEN - pão alemão


esta é uma receita que "lá em casa" (este é um termo que se refere ao lugar onde crescemos e fomos cuidados pelos nossos pais, que tras tantas histórias e várias receitas de comidas) se repetia todo início de dezembro. A casa ficava cheirando. É um pão escuro e duro, difícil de cortar, e na minha fantasia era um dos alimentos que ficavam ao lado do Faraos mumificados para se alimentar depois da morte pois iria restir aos tempos eternos, e realmente nunca vi um Stolen mofado ou velho. Apesar de duro e escuro era uma delicia encontrar as castanhas deste pão doce, assim como o cheiro ao partir o pão. Não sei se esta receita é a original, da minha mãe, me foi passada pela tia Mônica (na verdade madrinha) amiga de infância de minha mãe e que foi passada para ela pela sua mãe. Vou fazer e se não for igual a original comento aqui.

Ingredientes da massa:

1/2 xic. de açúcar - 1 pitada de sal - 1/4 xic. de manteiga - 2 ovos - 1/2 xic. água morna (ou leite) - 1 colh. de sopa de fermento biológico - 41/2 xic. de farinha de trigo (em média)

Recheio:

1 xic. de açúcar - 2 colhas. de casca de laranja ralada - 300 grs. de uva passa - frutas cristalizadas, nozes picadas e damasco picado a gosto

Cobertura: açúcar confeiteiro, 1 clara de ovo, uma pitada de manteiga e gotas de água quente para dar o ponto.

Modo de fazer: Ingredientes da massa em uma vasilha. Sová-la até desprender das mãos e transformar-se em uma massa macia e elástica(ir acrescentando farinha na medida do necessário a fim de trabalhá-la). Reservá-la e esperar dobrar de volume.

A seguir, abrir a massa com um rolo com cerca de 1cm de espessura e do tipo rocambole. Espalhar um pouco de manteiga derretida e cobrir com o recheio previamente misturado com um pouco de farinha de trigo para evitar que embole. Enrolar como para rocambole - uma receita rende dois rocamboles. Cerca de 50 minutos de forno médio. Cobre com o glacê e decora a gosto.

2 comentários:

  1. Y cuando lo hagas, por fi deja una foto para saber como se hace.

    ResponderEliminar
  2. esta não é igual a da minha mãe!!! a receita está perdida, lembro que ia muito mel

    ResponderEliminar